A LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA PRODUÇÃO PARTILHADA DO CONHECIMENTO NA COMUNIDADE XAVANTE DE SANGRADOURO-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2612

Palavras-chave:

Linguagem audiovisual, produção partilhada do conhecimento e cultura oral, cultura digital.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões conceituais, memórias e narrativas sobre as vivências entre pesquisadores da Universidade de São Paulo, indígenas Xavantes e Bororos na aldeia de Sangradouro - MT. A partir de uma oficina de audiovisual promovida pelo Ceddip (Centro de estudos de pesquisa digital partilhada - Diversitas USP) foram criados processos de troca de conhecimento e comunhão de autorias em dinâmicas de produção de vídeos com temáticas deliberadas por rodas de conversa. Chamamos aqui a proposta de produção de conhecimento entre universidade e comunidade de Produção Partilhada do Conhecimento. Subvertendo a lógica tradicional de pesquisa dicotômica entre objeto de pesquisa e pesquisador, a proposição de Produção Partilhada do Conhecimento tem como objetivo favorecer a autoria e a participação ativa da comunidade não acadêmica na pesquisa. Na ocasião, grupos indígenas Xavantes e estudantes da Universidade de São Paulo puderam juntos criar vídeos sobre a cultura Xavante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Beck Ramos, UNIVAP

Possui graduação em Comunicação Social em Radialismo pela Universidade Metodista de Piracicaba

(2008). Mestre em linguagem hipermídia (2016). Doutorando em linguagem hipermídia pelo programa

interdisciplinar DIVERSITAS -USP. Tem experiência em comunicação audiovisual, hipermídia, texturas

sonoras.

Referências

GADAMER, Hans-Georg. Estética y hermenéutica. Madrid: Technos, 1991.

LAZANEO, Caio. Produção Partilhada do conhecimento: uma experiência com as comunidades indígenas Xavante e Karajá. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MONTOYA ROJAS, Rodrigo. Porvenir de la cultura quechua en Perú: Desde Lima, Villa El Salvador y Puquio. Lima: Fondo Editorial de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2010.

RAMOS, Jonathas Beck. Texturas sonoras na Produção Partilhada do Conhecimento: o áudio na produção de conhecimento em hipermídia. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

RIBEIRO, José da Silva. Pesquisa e Ensino em Antropologia, Antropologia Visual, Antropologia Digital In: LANDA, Mariano Báez; ALVAREZ, Gabriel O (org). Olhar in(com)formado: teorias e práticas na antropologia visual.1 ed. Goiânia: Imprensa Universitária, 2017. p. 102-144. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1249/o/EZ8R37_O.PDF. Acesso em: 15 out. 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

Ramos, J. B. (2021). A LINGUAGEM AUDIOVISUAL NA PRODUÇÃO PARTILHADA DO CONHECIMENTO NA COMUNIDADE XAVANTE DE SANGRADOURO-MT. Revista Univap, 27(54). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i54.2612

Edição

Seção

Artigos da edição especial "Comunicação Social - Várias plataformas e múltiplas vozes: do offline ao online""