CONFECÇÃO DE PONTES DE MACARRÃO COMO APOIO AOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.910

Palavras-chave:

Pontes de Macarrão, Estruturas, Trabalho prático, Ftool, Excel.

Resumo

O intuito de calcular e confeccionar as pontes de macarrão, chamadas também de pontes de espaguete, é levar os estudantes de Engenharia Civil a pôr seus conhecimentos em prática, já adquiridos na primeira metade do curso de graduação. Esta finalidade consiste em mostrar aos alunos que estes são capazes de resolver problemas de engenharia com conhecimentos básicos do curso já alcançados, sabendo que grande parte dos alunos não consegue compreender como será utilizado em prática o cálculo, a física, a mecânica dos sólidos, dentre outras disciplinas, como futuros profissionais. As competições de pontes de macarrão entre equipes de estudantes, atualmente, são bastante comuns nas universidades brasileiras e do exterior, na qual a estrutura que suportar a maior carga, antes do colapso, será a melhor da competição. Esta prática proporciona uma maior motivação aos alunos, ao saber que todo este conhecimento absorvido é válido e tem utilidade, recompensando-os também com um belo trabalho prático realizado após todo o processo de execução e ao ver seu projeto sendo testado.

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Biografia do Autor

Wender Coelho de Oliveira, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO)

Me chamo Wender Coelho de Oliveira, sou o autor deste artigo, juntamente com meu orientador, Júlio César da Silva. Tenho 24 anos, nascido no município de Belford-Roxo/RJ, porém sempre residi em Nova Iguaçu/RJ. Ao terminar o ensino médio decidi realizar concursos militares, os quais o nível de exatas para as provas de oficial excede o nível das mesmas matérias na maioria dos vestibulares. Por certas circunstâncias não segui carreira militar nquele momento. Com a bagagem acadêmica em exatas que obtive, escolhi estudar engenharia civil. Atualmente, estou no 8º período, atuando profissionalmente como cadista e começando projeto de iniciação científica como aluno bolsista.

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Publicado

2017-01-24

Como Citar

Coelho de Oliveira, W., & da Silva, J. C. (2017). CONFECÇÃO DE PONTES DE MACARRÃO COMO APOIO AOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA. Revista Univap, 22(40), 391. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.910

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