ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM ÁREAS DE SERINGUEIRA E PASTAGEM EM MONOCULTIVO CONTRASTADO AO SISTEMA SILVIPASTORIL

Autores

  • Gustavo Pereira Valani Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gleison Oliosi Agronomia/Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ivoney Gontijo Agronomia/Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fábio Luiz Partelli Agronomia/Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.833

Palavras-chave:

física do solo, Hevea brasiliensis, Brachiaria brizantha, sistema silvipastoril.

Resumo

O sistema silvipastoril possui potencial de reduzir a erosão, reduzir a necessidade de fertilizantes minerais e de melhorar as propriedades dos solos. O trabalho teve como objetivo avaliar os atributos físicos do solo em diferentes tipos de manejo do solo no norte do Espírito Santo. O experimento foi realizado em Jaguaré - ES. Avaliou-se a densidade do solo, densidade de partículas, volume total de poros, macro e microporosidade e resistência do solo a penetração nas profundidades de 0 a 10 e de 10 a 20 cm em áreas de seringueira em monocultivo, pastagem em monocultivo, sistema silvipastoril (de seringueira com pastagem) e fragmento de mata atlântica. Os atributos físicos do solo variaram em função das profundidades e das áreas avaliadas. O sistema silvipastoril apresentou menor densidade do solo, menor resistência à penetração e maior microporosidade que o cultivo de pastagem em monocultivo, indicando um efeito positivo no consórcio de pastagem e seringueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Pereira Valani, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui curso ténico em Agropecuária pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2010). Discente do curso de Agronomia na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) desde 2011. Entre junho de 2014 e setembro de 2015 estudou BSc Agriculture como período sanduíche na Universidade de Reading (Reino Unido).

Downloads

Publicado

2017-01-18

Como Citar

Pereira Valani, G., Oliosi, G., Gontijo, I., & Partelli, F. L. (2017). ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM ÁREAS DE SERINGUEIRA E PASTAGEM EM MONOCULTIVO CONTRASTADO AO SISTEMA SILVIPASTORIL. Revista Univap, 22(40), 341. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.833

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.