PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SUPERVISORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID)

Autores

  • Talita Molina Lopes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flávia Pirovani Arial Bernardo UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Elias Terra Werner Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i43.1854

Palavras-chave:

Educação básica, ensino superior, formação docente, prática pedagógica.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa do Governo para o aperfeiçoamento da formação de professores para a Educação Básica.  Este estudo teve como objetivo levantar informações sobre as percepções dos professores supervisores da educação básica acerca do Pibid e suas contribuições para a formação docente. Foi realizada uma abordagem quanti-qualitativa, com coleta de dados por meio da aplicação de questionário.  Os resultados indicaram que os supervisores consideram a experiência do Pibid importante para a atuação em sala de aula e para a formação docente inicial de futuros professores. O Pibid também contribui para a prática docente dos professores supervisores e proporciona a valorização da carreira docente, incentivando à escolha pela profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Molina Lopes, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Ciência Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, atua como estudante no Departamento de Biologia da mesma Universidade localizada no endereço Alto Universitário, caixa postal 16, s/n, Alegre, ES, CEP 29500-000

Flávia Pirovani Arial Bernardo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Medicina Veterinaria pela Universidade Federal Fluminense . Pós-graduação lato sensu em gestão educacional no Instituto Superior de Educação Ateneu - ISEAT, com habilitação para Supervisão, Orientação e Gestão escolar. Atualmente trabalha como Pedagoga do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre e cursa Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação da UFES em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores.

Elias Terra Werner, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, mestrado em Biologia Vegetal e doutorado em Produção Vegetal , todos os títulos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Professor Adjunto A nível 2 no Departamento de Biologia do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (campus Alegre-ES) localizada no endereço Alto Universitário, caixa postal 16, s/n, Alegre, ES, CEP 29500-000 . Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal (UFES-Vitória) e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino, Educação Básica e Formação Docente (UFES-Alegre).

 

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Lopes, T. M., Bernardo, F. P. A., & Werner, E. T. (2017). PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SUPERVISORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID). Revista Univap, 23(43), 1–16. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i43.1854

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)