INCIDÊNCIAS DA CONTRARREFORMA DO ESTADO BRASILEIRO NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1767
Resumo
O presente trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, referendada na teoria social crítica. A priori, realizaram-se abordagens em torno das configurações econômicas, políticas, sociais e culturais resultantes do contínuo processo de contrarreforma do Estado brasileiro. Posteriormente, foram realizadas análises acerca das inflexões provocadas pelo referido processo de desmonte do Estado, com ênfase na política de educação superior, problematizando as peculiaridades que a referida política vem adquirindo a partir dos anos de 1990, momento de efervescência da espoliadora política neoliberal. Para tanto, abordou-se, enquanto consequência do neoliberalismo, os impactos que a educação vem sofrendo no cenário contemporâneo, a exemplo da expansão mercantil das instituições de ensino superior, da fragmentação e precarização do ensino, bem como o produtivismo acadêmico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-01-16
Como Citar
de Lima, D. F., & Costa, C. M. O. dos S. (2017). INCIDÊNCIAS DA CONTRARREFORMA DO ESTADO BRASILEIRO NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Revista Univap, 22(40), 309. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1767
Edição
Seção
Resumo - INIC
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1767Resumo
O presente trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, referendada na teoria social crítica. A priori, realizaram-se abordagens em torno das configurações econômicas, políticas, sociais e culturais resultantes do contínuo processo de contrarreforma do Estado brasileiro. Posteriormente, foram realizadas análises acerca das inflexões provocadas pelo referido processo de desmonte do Estado, com ênfase na política de educação superior, problematizando as peculiaridades que a referida política vem adquirindo a partir dos anos de 1990, momento de efervescência da espoliadora política neoliberal. Para tanto, abordou-se, enquanto consequência do neoliberalismo, os impactos que a educação vem sofrendo no cenário contemporâneo, a exemplo da expansão mercantil das instituições de ensino superior, da fragmentação e precarização do ensino, bem como o produtivismo acadêmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode