A OCUPAÇÃO URBANA E A DINÂMICA COSTEIRA NA DESEMBOCADURA DO RIO SÃO MATEUS, CONCEIÇÃO DA BARRA - ES

Autores

  • Karla Nunes de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0001-9553-1346
  • Igor Bremenkamp Herzog Universidade Federal do Espírito Santo
  • Juan Alfredo Ayala Espinoza Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1567

Palavras-chave:

Dinâmica costeira, Sensoriamento Remoto

Resumo

Este trabalho apresenta resultados do projeto de extensão “Estudo da efetividade de obras de contenção de erosão costeira em Conceição da Barra / ES”. Um de seus objetivos é o estudo da morfologia dinâmica da linha costeira por influências marinhas e do rio São Mateus através de técnicas de Sensoriamento Remoto -SR. Apesar das obras de contenção da erosão marinha, ainda acontecem processos de erosão de forma que a cidade de Conceição da Barra tem suas praias em situação de Risco, causando danos à suas praias, a infraestrutura urbanística e turística da cidade. As ferramentas de SR aliadas a metodologia de composição colorida, ofereceram resultados positivos para uma análise temporal e morfológica dos alvos em uma região costeira e de ocupação urbana. O estudo mostra que o setor é altamente dinâmico, e que o avanço do desenvolvimento urbanístico sem nenhum plano municipal de desenvolvimento levou a ocupação de áreas de acomodação natural da linha de costa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Nunes de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda de Geologia desde 2010 na Universidade Federal do Espírito Santo, na cidade de Alegre-es. Natural de Linhares-ES.

Partiipou desde o ano de 2013 do Projeto de extensão "Estudo da efetividade de obras de contenção de erosão costeira em Conceição da Barra / ES”, atuando na área de sensoriamento remto e estudos de sedimentologia costeira.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

de Oliveira, K. N., Herzog, I. B., & Espinoza, J. A. A. (2017). A OCUPAÇÃO URBANA E A DINÂMICA COSTEIRA NA DESEMBOCADURA DO RIO SÃO MATEUS, CONCEIÇÃO DA BARRA - ES. Revista Univap, 22(40), 770. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1567