PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: O QUE MUDA COM A RESOLUÇÃO Nº510/16?

Autores

  • Jennifer Galvão Cezar Universidad Columbia
  • Maria das Graças Oliveira Universidad Columbia
  • Marta Isabel Canese Estigarribia Universidad Columbia

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1542

Palavras-chave:

Pesquisa Científica, Ciências Humanas e Sociais, Resolução nº 510/16.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar uma discussão sobre as mudanças decorrentes da Resolução nº510/16 no âmbito da pesquisa científica envolvendo seres humanos. Para tanto, o objetivo específico desta pesquisa foi: comparar as Resoluções nº466/12 e nº510/16, apontando os avanços e inovações. Trata-se de um estudo de base bibliográfica realizado a partir de documentos oficiais e artigos pertinentes ao tema. Pela análise realizada, foi possível perceber que a publicação dessa Resolução constitui um marco relevante para a comunidade científica, tendo em vista que somente após vinte anos desde a Res.nº196/96 é dado às Ciências Humanas e Sociais o reconhecimento de sua especificidade metodológica no fazer científico.

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Biografia do Autor

Jennifer Galvão Cezar, Universidad Columbia

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, UNITAU (2014), especializou-se em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2010), possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas pela Universidade de Taubaté (2008), onde realizou atividades de monitoria: orientação e correção de atividades pelo GELP - Grupo de Estudos em Língua Portuguesa. Foi supervisora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, junto à CAPES/UNITAU. Atualmente, é professora da Educação Básica de redes públicas municipais. Atuante em Educação há mais de 10 anos, desenvolve pesquisas com ênfase em ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e formação de professores, sob os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa e da psicanálise lacaniana. Participou do grupo de pesquisa Subjetividade e identificações: efeitos da (d)enunciação, sob coordenação de Juliana Santana Cavalari. Seus últimos trabalhos, em Linguística Aplicada, concentram-se no campo da subjetividade, formação inicial de professores, leitura e escrita.

Maria das Graças Oliveira, Universidad Columbia

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Ouro Fino (1988) e mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (2010). Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Columbia / PY (2015). Atualmente é consultor - IMOESC.Capacitação e Cursos Livres Ltda. ME CNPJ: 10.598.504/0001­09 e desde janeiro de 2016 Professora/Palestrante do Curso de Mestrado em Ciências da Educação pelo Instituto IconneSP.

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Publicado

2017-04-17

Como Citar

Cezar, J. G., Oliveira, M. das G., & Estigarribia, M. I. C. (2017). PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: O QUE MUDA COM A RESOLUÇÃO Nº510/16?. Revista Univap, 22(40), 754. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1542