A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE RADIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO

Matheus Carlos da Silva, Priscila Freitas Lemes, Douglas Carlos Vilela, José Silvério Edmundo Germano, Inácio Malmonge Martin

Resumo


A propagação de energia de um ponto a outro é chamada de Radiação, conceito físico empregado em muitas situações do nosso dia-a-dia. Sabe-se que apesar desse ser um importante tópico da física, é um dos menos explorados pelos professores ao longo do Ensino Médio, seja pela falta de tempo ou pela formação deficiente dos professores. Com a finalidade de entender como está sendo tratado o assunto Radiação, o objetivo deste trabalho é quantificar o nível de conhecimento dos alunos de ensino médio no tema radiação. Para isso, realizou-se um estudo de caso na escola Anglo-TAUBATÉ, com 224 alunos do terceiro ano e cursinho pré-vestibular, através da aplicação de um questionário e de aulas supervisadas. Os resultados apontam os pontos de melhor conhecimento dos alunos e também os mais deficientes dessa relação ensino-aprendizagem. A fim de melhorar o ensino deste tópico, está sendo desenvolvido um simulador, que poderá auxiliar o ensino.

Palavras-chave


Radiação, Ensino Médio, Simulador;

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1490

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