MAPAS DE CONHECIMENTO E MEMORIZAÇÃO PERMANENTE DE CONHECIMENTO E APRENDIZADO: UMA PROPOSTA DE NOVAS FERRAMENTAS NO AUXÍLIO DO RESGATE DO IDOSO À AUTOESTIMA E CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.123
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de um conjunto de ferramentas voltadas para o trabalho de resgate da cidadania de pessoas idosas por meio da recuperação da autoestima e inserção do idoso ao ambiente familiar e social. Essa ferramenta: Mapas de Conhecimento, tem como objetivo auxiliar o idoso na efetivação do processo de resgate da memória, principalmente a memória recente. Ao longo da vida, o idoso vai acumulando conhecimentos e técnicas de manipulação mecânica, matemática e lógica do meio onde atuou. Por outro lado, o hemisfério direito, o qual é responsável pela abstração, pela criatividade, arte e sentimentos, fica menos sobrecarregado e com grande potencial para aprendizado e memorização. Diante desse cenário, as ferramentas propostas, e originais, constituídas por um Mapa de Conhecimento (o qual possui um raio de conhecimento e uma área de ignorância) e uma técnica de memorização efetiva e permanente, denominada por Memorização Permanente de Aprendizado 2n, vêm contribuir no sentido de integrar os dois hemisférios para efetivação de todos os processos envolvendo raciocínio e memorização. As ferramentas propostas, e amplamente testadas, utilizam uma regra temporal efetiva de reforço da informação que se quer perpetuar, a qual, agregada a outra estratégia e recurso visual, faz com que os hemisférios direito e esquerdo do cérebro trabalhem em conjunto no armazenamento e resgate da informação. Este trabalho contribui na sugestão de se utilizar as ferramentas propostas, as quais, se associadas às técnicas e metodologias tradicionais aplicadas à memorização e aprendizado dos idosos, conforme experiência obtida pela equipe desta pesquisa, podem levar os cuidadores dos idosos a atingirem resultados satisfatórios no resgate do idoso à cidadania.
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Publicado
2013-09-09
Como Citar
Filho, R. B., Lima, S. F. O., Junior, H. C., & Lima, L. V. (2013). MAPAS DE CONHECIMENTO E MEMORIZAÇÃO PERMANENTE DE CONHECIMENTO E APRENDIZADO: UMA PROPOSTA DE NOVAS FERRAMENTAS NO AUXÍLIO DO RESGATE DO IDOSO À AUTOESTIMA E CIDADANIA. Revista Univap, 19(33), 52–67. https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.123
Edição
Seção
Ciências Sociais Aplicadas
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.123Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de um conjunto de ferramentas voltadas para o trabalho de resgate da cidadania de pessoas idosas por meio da recuperação da autoestima e inserção do idoso ao ambiente familiar e social. Essa ferramenta: Mapas de Conhecimento, tem como objetivo auxiliar o idoso na efetivação do processo de resgate da memória, principalmente a memória recente. Ao longo da vida, o idoso vai acumulando conhecimentos e técnicas de manipulação mecânica, matemática e lógica do meio onde atuou. Por outro lado, o hemisfério direito, o qual é responsável pela abstração, pela criatividade, arte e sentimentos, fica menos sobrecarregado e com grande potencial para aprendizado e memorização. Diante desse cenário, as ferramentas propostas, e originais, constituídas por um Mapa de Conhecimento (o qual possui um raio de conhecimento e uma área de ignorância) e uma técnica de memorização efetiva e permanente, denominada por Memorização Permanente de Aprendizado 2n, vêm contribuir no sentido de integrar os dois hemisférios para efetivação de todos os processos envolvendo raciocínio e memorização. As ferramentas propostas, e amplamente testadas, utilizam uma regra temporal efetiva de reforço da informação que se quer perpetuar, a qual, agregada a outra estratégia e recurso visual, faz com que os hemisférios direito e esquerdo do cérebro trabalhem em conjunto no armazenamento e resgate da informação. Este trabalho contribui na sugestão de se utilizar as ferramentas propostas, as quais, se associadas às técnicas e metodologias tradicionais aplicadas à memorização e aprendizado dos idosos, conforme experiência obtida pela equipe desta pesquisa, podem levar os cuidadores dos idosos a atingirem resultados satisfatórios no resgate do idoso à cidadania.
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