GINCANA SOBRE O MOSQUITO Aedes aegypti COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES

Paola Cerbino Doblas, Elisangela Santos Pinheiro, Carolina Demetrio, Elias Terra Werner

Resumo


Os vírus da Dengue, Zica e Chikungunya tem alarmado o Governo e a população tendo em vista o elevado número de casos no Brasil e seus consequentes prejuízos à saúde pública. Dessa forma a escola tem um papel fundamental em instruir seus alunos sobre os riscos, métodos de transmissão e prevenção quanto ao vetor dessas doenças: o mosquito Aedes aegypti. Com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito na cidade de Alegre, ES, os alunos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de biologia, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no campus de Alegre, aplicaram uma gincana para alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Alegre. O resultado da gincana foi benéfico visto que os alunos se demonstraram bastante participativos e mostraram obter conhecimento sobre o assunto. Por meio da análise dos resultados é possível perceber que os diferentes métodos de ensino podem ser muito eficientes para o processo de ensino-aprendizagem. 


Palavras-chave


educação, atividade dinâmica, contextualização e Aedes aegypti.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1137

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