Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, resenhas, nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre a critério de sua Comissão Editorial e de acordo com o formato dos artigos publicados.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Biológicas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Exatas e da Terra

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Humanas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências da Saúde

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências Sociais Aplicadas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo INIC

Na última edição do INIC, em 2015, seus artigos ficaram entre os melhores de cada área do evetno. Havíamos nos comprometido que seus artigos iriam ser publicados na revista UNIVAP.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo PIBID

Áreas: História; Educação Física; Artes Visuais; Química; Matemática; Pedagogia; Biologia.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba

Publicação dos trabalhos selecionados no Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba - SimFAST.
O evento foi realizado no Observatório de Física Espacial e Astronomia da Universidade do Vale do Paraíba - Univap entre os dias 11 a 13 de maio de 2016.

http://www1.univap.br/simfast/index.html

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Palavra do Reitor

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resumo - INIC

Resumo dos trabalhos aceites no Encontro de Iniciação Científica, Encontro de Pós-Graduação, INIC Jr e INID da Universidade do Vale do Paraíba.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Melhores Trabalhos do INIC

Melhores artigos de cada uma área das nove áreas do Encontro de Iniciação Científica realizado anualmente pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP.
Áreas do Conhecimento:

  • CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
  • CIÊNCIAS DA SAÚDE
  • CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
  • CIÊNCIAS HUMANAS
  • CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
  • ENGENHARIA AGRONÔMICA
  • ENGENHARIAS
  • TÉCNICO
  • INID (PIBID)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão de Literatura

Publicação dos trabalhos de Revisão de Litetura - também chamada de Referencial Teórico - que atendam aos requisitos:

- domínio sobre o tema abordado;

- base para o avanço do conhecimento na área de foco;

- finalidade de explicar com clareza o tema;

- respeitar aspectos básicos de construção: relevância e interesse;

- servir de base para descobrir lacunas e resolvê-las em modelo conceitual propondo encaminhamento de hipóteses ou proposições;

- focar na teoria e não somente em resultados;

- incluir nova pesquisa de referências mais recentes;

- não citar somente o que outros trabalhos fizeram anteiormente.

Itens dessa sessão não receberão DOI e não serão incluídos para indexação da revista. 

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos submetidos serão examinados pelo editor para verificar se o conteúdo do artigo é apropriado para a revista e se o manuscrito foi preparado de acordo com as instruções para os autores: http://www.univap.br/home/universidade/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao-stricto-sensu/revista-univap/Normas-Gerais.html. O editor poderá rejeitar o artigo se detectar: erros relativos às instruções; redação inadequada; ou se, o trabalho não contiver suficiente mérito científico ou tecnológico. Uma vez superada essa fase, o editor enviará o artigo a um ou dois membros do Comitê Editorial, para que sejam sugeridos pelo menos dois avaliadores ad hoc especialistas no tema do artigo proposto. Os revisores devem ser especialistas científicos, de reconhecida formação, que trabalhem em áreas relacionadas com o tema do artigo e, portanto, devem estar plenamente capacitados para avaliar o manuscrito e recomendar a sua aceitação ou rejeição. Os revisores receberão o manuscrito, sem nenhuma identificação dos autores, além de uma carta com instruções acerca do processo de revisão e o formulário de avaliação; ?????, para manifestar seus comentários e recomendações sobre a aceitação, correção ou rejeição do artigo.

Os revisores considerarão rigorosamente todos os critérios sugeridos no formulário de avaliação de artigos, e examinarão a qualidade da redação.

Em nenhuma etapa do processo, os revisores conhecerão a identidade dos autores, assim como, os autores não saberão a identidade dos revisores.

Depois de examinar as recomendações dos revisores, o editor tomará uma das seguintes decisões: Aceitar o artigo com pequenas mudanças e, neste caso, o editor devolverá o trabalho aos autores com uma lista de pequenas correções a serem implementadas. Se as modificações não alterarem significativamente a redação, o editor lerá o artigo e concluirá o processo. Caso contrário optará por enviar a nova versão corrigida do manuscrito aos revisores do artigo. Os avaliadores ad hoc podem também indicar o desejo de rever o manuscrito após correções.

Quando receber a versão final do artigo, o editor se certificará de forma interativa de que as correções foram devidamente implementadas. Finalizadas as correções, ele informará aos autores sua aceitação, indicando em que número da revista o artigo deverá ser publicado e após revisão de linguagem, referências, preparação do layout para publicação, os autores receberão as provas e o autor correspondente indicará as correções finais antes da publicação juntamente com uma autorização para publicação atestando o ineditismo do artigo.

Erros tipográficos, artigos citados no texto que não aparecem nas referências e vice-versa, pequenas discrepâncias entre o resumo e o abstract, pequenas mudanças na redação são exemplos de pequenas mudanças. Quando houver modificações maiores, o editor devolverá o artigo com uma lista de sugestões que o autor responsável deverá atender para que o trabalho seja novamente considerado. Exemplos de modificações maiores incluem a análise de dados usando provas estatísticas, revisão de tabelas e figuras, repetição de experimentos, revisão da redação da conclusão e mudanças substanciais na redação.
No caso de rejeição após análise dos avaliadores ad hoc, o editor informará aos autores as razões para não publicá-lo. Em geral, os motivos para rejeição envolvem o conteúdo do artigo não apropriado para a revista, violações graves da forma de publicação, artigo sem mérito científico e tecnológico.

Submissões de manuscritos que tenham sido publicados em anais de simpósios, congressos, etc., assim como artigos traduzidos de periódicos científicos estrangeiros não devem ser submetidos. Apresentações em eventos científicos e publicações de resumos apenas, não impedem submissão. Qualquer dúvida deve ser comunicada ao editor: revista@univap.br.

A submissão de artigos será sempre via Internet e deve seguir rigorosamente as normas para publicação. Uma vez devidamente registrado, você deve entrar no sistema como autor, e iniciar sua submissão, observando cuidadosamente todas as instruções para preparação do manuscrito, normas de ética e responsabilidade autoral.

 

Periodicidade

A revista publica edições semestrais.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...